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5 usos criativos de novas tecnologias no setor imobiliário

5 usos criativos de novas tecnologias no setor imobiliário abril 7, 2014

Diretor de marketing da Aqua

Para se destacar, você precisa se diferenciar. E quando há milhares de concorrentes, você precisa de criatividade, inspiração e transpiração. Isso vale para empresas, atletas, pessoas e também para o marketing imobiliário interativo.

Em ano de Copa do Mundo e eleições, o cenário para os negócios é um tanto quanto peculiar. Isso influencia tambémo setor imobiliário. Por um lado, o evento mundial do futebol pode levar a uma redução das atividades durante sua realização. Por outro, as eleições já estão à vista e podem promover uma dinamização da economia com os empenhos e investimentos do governo. De acordo com a previsão do Secovi-SP (Sindicado da Habitação de São Paulo), as perspectivas para o segmento de imóveis são otimistas no país: espera-se mais um ano de crescimento para este mercado, o que também trará frutos para a economia brasileira como um todo.

Diante desta expectativa positiva e do contexto dos novos modelos de ocupação urbana (tendo em vista os projetos que visam diminuir o deslocamento nas grandes cidades), fica evidente a necessidade e crescente importância da reinvenção do mercado imobiliário, que deve se manter criativo e apostar na inovação para continuar em ritmo de aquecimento. Com isso em mente, elaboramos este post para esclarecer como as novas tecnologias podem se tornar aliadas indispensáveis do setor de imóveis. Confira 5 usos criativos destas ferramentas e seus benefícios para imobiliárias e incorporadoras que desejam continuar no caminho do sucesso!

Mapas interativos: a tecnologia como base para a localização

Prioridade para a grande maioria dos clientes que estão em busca do imóvel ideal, a localização é um quesito que merece ser valorizado pela tecnologia. É justamente neste ponto que os mapas interativos de destacam como excelente alternativa para quem quer ter acesso a esta informação de forma ágil, simplificada e intuitiva. Através de telas touchscreen multitoque de última geração, seus clientes podem ter um contato muito mais próximo com as opções de plantas disponíveis na cidade em questão: de fato, a navegação para outros imóveis da construtora ou imobiliária fica a uma “distância” de poucos e simples toques, permitindo ao cliente visualizar os ícones desejados em uma experiência completa que une informação, praticidade e interatividade a um só tempo.

Com os mapas interativos, além de avaliar as localizações mais adequadas de acordo com sua preferência, seu público poderá também investigar quais são as melhores rotas para chegar a qualquer destino a partir dos imóveis selecionados, tanto de carro ou a pé – o que vai de encontro à questão do deslocamento nas cidades (uma demanda que está em alta no mercado imobiliário).

Apresentação inovadora: empreendimentos imobiliários na tela interativa

Sua empresa realmente investe nas melhores formas de apresentação de imóveis? Se o seu negócio ainda aposta em panfletos e brochuras para compilar os locais disponíveis e apresentá-los ao consumidor interessado, saiba que esta estratégia está mais que ultrapassada. Afinal, se hoje dispomos de telas touchscreen para realizar inúmeras funções e visualizar tantos itens em alta resolução (vide a febre dos smartphones), por que seria diferente quando o assunto é tão importante quanto a escolha pelo melhor imóvel?

Ao implantar soluções como Showcase Imóveis, catálogo digital de empreendimentos, você estará oferecendo um novo nível de inovação aos seus clientes. Tendo em vista que eles estão acostumados a folhear velhos e pesados fichários com as opções disponíveis de imóveis, o contato com todas as funcionalidades de uma tela multitoque irá, no mínimo, impressionar. Venda melhor para vender mais!

Visualização de detalhes através do multitoque

O recurso multitoque (que é a possibilidade de identificar toques simultâneos em uma tela, reconhecendo diversos gestos interativos dos usuários) merece ser destacado como uma das novas tecnologias mais interessantes para o setor imobiliário. Através da visualização da planta do imóvel em tela – com a vantagem de poder realizar inúmeros gestos para analisar as imagens – o cliente tem acesso a diferentes perspectivas da planta, além das opções de zoom e giro de itens.

Nada melhor para alguém que está analisando uma opção de compra (principalmente em se tratando de algo que exige um investimento elevado, como um imóvel) do que ter a chance de observá-la em seus detalhes, sem sair do lugar. Com o multitoque, os usuários podem até mesmo visualizar as opções de acabamento e mobiliário, se for o caso.

Ficha completa: informações dos imóveis ao alcance da mão

Aplicando as novas tecnologias a seu favor, outro uso interessante é a centralização de todos os dados importantes sobre os imóveis em um único banco de dados: fotos, fachadas, fichas técnicas, plantas, preços, localização e outras informações se tornam facilmente acessíveis ao usuário e ao vendedor. Chega de confusão na hora de procurar os dados que seu cliente quer saber!

A informação não fica restrita à tela. Se o cliente se interessar por um empreendimento, mande todas as informações para seu celular ou e-mail. Além da praticidade, essa funcionalidade gera um cadastro do potencial interessado, de forma que o corretor entre em contato para reforçar a oferta.

Estande MRV: criatividade no marketing imobiliário
Estande MRV: criatividade no marketing imobiliário

Busca otimizada

A busca otimizada é outro uso para facilitar o acesso aos dados. Com as novas tecnologias, seu cliente tem diversas ferramentas para encontrar o imóvel que deseja. Exemplos: filtros, categorias e buscas rápidas.

Quem já comprou apartamento sabe que há dois pontos que tomam muito tempo. Um é visitar diversos empreendimentos. Outro é escolher, entre milhares de opções, quais serão visitados. Cabe ao corretor ajudar nessa tarefa. As ferramentas interativas da Aqua ajudam nesse processo. Também contribuem para não perder tempo vasculhando sistemas ou formulários ultrapassados.


E você, o que achou dos usos criativos que listamos acima? As novas tecnologias estão aí, prontas para dar o toque que faltava ao seu negócio. Facilite a vida do vendedor, sendo uma atração por si só e poupando tempo e espaço. Essas ferramentas vão de encontro às novas tendências do setor e colocam sua imobiliária ou construtora à frente da concorrência. Entre em contato conosco para mais informações!