Aqua Tecnologia
Responde em poucos minutos
Aqua Tecnologia
Olá 👋
Como posso te ajudar hoje?
Falar pelo Whatsapp

Dicas para crescimento na crise: invista em tecnologia

Dicas para crescimento, mesmo em um momento desfavorável, usando a tecnologia, e aproveitar as oportunidades que os tempos difíceis trazem com ele.
Dicas para crescimento na crise: invista em tecnologia

A China é um dos países que mais crescem no mundo. Aliás, em dezembro de 2014, foi anunciada como a maior economia de todo o planeta, ultrapassando finalmente os Estados Unidos, que vem se recuperando de crises econômicas e gastos gigantescos com a manutenção de sua supremacia militar. Mesmo assim, o PIB da China cresceu “apenas” 7,4% - o pior resultado nos últimos 24 anos, abaixo da meta de 7,5%.

Este retrato do final do ano de 2014 simboliza perfeitamente como foi um ano difícil, mas aqui no Brasil a situação é ainda mais complexa. A Copa do mundo e as eleições “diminuíram” o ano, e agora restam muitas dúvidas e previsões negativas para 2015. Mas será que todo este cenário é desfavorável para todos? Não seria possível prosperar mesmo quando todos esperam o contrário? Muitas iniciativas prosperam enquanto exploram novas possibilidades que a conectividade e o mundo digital criam. Trouxemos algumas dicas para crescimento, mesmo em um momento desfavorável, usando a tecnologia, e aproveitar as oportunidades que os tempos difíceis trazem com ele.

Use a tecnologia para economizar dinheiro

Uma das melhores coisas do momento tecnológico em que vivemos é a proliferação de novidades voltadas à economia de energia, de tempo e, é claro, de dinheiro.

Há aplicativos para smartphones e tablets que permitem, por exemplo, a controlar o seu trabalho e sua lista de tarefas, ajudando a gestão do tempo e organizando melhor as tarefas. O Runrun.it é um gerenciador de tarefas, e permite organizar o fluxo de demandas e projetos entre profissionais e equipes.

Vários aplicativos permitem calcular qual é o combustível que mais vale a pena no posto de gasolina, e outros ainda ajudam a traçar rotas mais ágeis e fazer o seu dia – e seu dinheiro – renderem mais. E na internet há inúmeros sites para fazer comparação de preços, inclusive para prestação de serviços, como passagens aéreas e hospedagem.

Elimine a impressão desnecessária de papéis e também a ocupação de espaço para guardá-lo. Use programas como o Evernote, um “caderno de anotações” muito poderoso, que armazena textos, links, listas e documentos capturados via câmera fotográfica e os sincroniza entre vários dispositivos, disponibilizando tudo através da nuvem. E por falar em nuvem, utilize sistemas de armazenamento remoto para guardar o que pesaria toneladas se estivesse impresso.

Repense seu ponto de vendas

Modernize seu ponto de venda, minimizando a necessidade de catálogos e menus impressos com o uso de telas sensíveis ao toque, o que ajuda também a atrair novos consumidores e agregar valor ao seu produto ou serviço. Isso é crescimento na certa.

Revolucione a sua comunicação e gaste muito menos com ligações telefônicas, viagens e deslocamentos caros e demorados por toda a cidade. Tecnologias como comunicadores instantâneos, conexões cada vez melhores e dispositivos poderosos têm o poder de reunir pessoas que estão a milhares de quilômetros umas das outras, em poucos segundos. Isso sem falar do compartilhamento de documentos e arquivos, algo trivial em nossas rotinas hoje em dia.

Os softwares de gestão de finanças estão revolucionando a forma com que as pessoas e empresas se relacionam com o seu dinheiro. E, para crescer em momentos adversos, é necessário economizar em vários aspectos.

Economizar dinheiro é bom, ganhar dinheiro com a tecnologia é melhor ainda

Acredite, seu negócio pode ter um melhor desempenho se usar bem a tecnologia. Para começar, a publicidade online tem abordagens que a tradicional nem sonha em alcançar. Essa é a principal vantagem de recorrer a meios digitais para anunciar: é possível atingir públicos muito mais específicos, sem ter que gastar montanhas de dinheiro anunciando em grandes veículos como jornal e TV.

E a divulgação de uma marca, produto ou serviço não fica só na publicidade online. É possível conquistar novos clientes e construir uma reputação através de ferramentas como as redes sociais e blogs, canais onde a interação e o relacionamento impulsionam o consumo de um público muito exigente e esclarecido. Há oportunidades em todo o tipo de negócio no ambiente online, onde cada nicho encontra um canal excelente para se reunir e trocar experiências.

Os pontos de venda estão se reinventando com interfaces modernas e interativas, como grandes monitores touchscreen, para se tornar mais atraentes e venderem mais. Vitrines interativas chamam a atenção e despertam até os consumidores mais tímidos. Terminais de auto atendimento fazem com que as pessoas se sintam mais a vontade para analisarem tudo que precisam e realizarem a compra.

Ofereça seu know-how em troca de consumidores  e de crescimento

Existe algo que apenas a sua empresa pode oferecer a uma comunidade ávida por informação e conhecimento. Toda a sua experiência no seu ramo de atuação pode ser uma ferramenta extremamente útil para seus consumidores, o que permitirá sua empresa se destacar diante da concorrência, fidelizando influenciadores e construindo uma imagem positiva frente ao público.

O chamado marketing de conteúdo tem um efeito excelente nos mecanismos de buscas, fonte de tráfego qualificado e de multiplicação de receitas. A busca por informação e conhecimento motiva pessoas com interesses específicos de consumo – e é aí que pode morar a sua oportunidade de prosperar mesmo com a economia indo contra.

Utilize a informação disponível para sair na frente

Você conhece o Google Trends? Essa ferramenta fornece excelentes informações a respeito de tendências de buscas no site de pesquisas mais utilizado do mundo. Através do comportamento dos usuários do Google, é possível identificar oportunidades de negócios de acordo com demandas crescentes do público. Utilize a comparação de volume de buscas para saber qual produto ou serviço tem mais procura, ou qual deles será a próxima exigência do mercado.

A internet também é muito útil para se fazer pesquisas de público de maneira prática e barata. Formulários online podem ser facilmente feitos por qualquer pessoa com um mínimo de conhecimento e iniciativa. Monitorar o que se fala nas redes sociais e quais os assuntos discutidos em fóruns e comunidades de nicho fornecem dados estratégicos que podem mudar o seu negócio.

Embarque em novas maneiras de ganhar dinheiro

Conhece a história da Gilette? O seu criador foi chamado de louco ao distribuir os seus novos aparelhos de barbear de graça, mas ele acabou ficando rico ao vender as lâminas para reposição destes aparelhos. Ofereça softwares realmente bons e gratuitos, com a venda de novas funcionalidades e aplicações específicas. Por falar em software, a modalidade de SaaS (software as a service, ou software como serviço) é cada vez mais popular, na qual se vende assinaturas mensais ao invés da comercialização de licenças definitivas.

Como você pode ver, há diversas maneiras de usar a tecnologia para expandir o seu mercado, descobrir novas possibilidades e se tornar mais eficiente para render mais com o mesmo esforço. A mesma crise que atrapalha também gera oportunidades.

Mas o verdadeiro segredo é ficar sempre de olho aberto, pois nunca se sabe qual a próxima novidade que vai transformar uma ideia em milhões. Viva em torno da tecnologia e procure entendê-la. Só assim será possível se desvencilhar dos obstáculos e seguir em frente, mesmo com o vento soprando contra.

Leia também

Seja cliente Aqua

Faça como algumas das maiores empresas do Brasil. Use soluções da Aqua para inovar, reduzir custos, atender melhor e vender mais.