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Por que encantar o cliente é a chave para liderar o mercado?

O consumidor atual, informado e mais consciente, espera por algo que o surpreenda: estamos falando de criar experiências diferenciadas para encantar.

Por que encantar o cliente é a chave para liderar o mercado? julho 1, 2014

Diretor de marketing da Aqua

Encantar o cliente

Sabemos que a publicidade eficiente é capaz de mudar a percepção das pessoas acerca dos produtos. Apesar disso, sabemos também que hoje em dia apenas publicidade não basta.

A sociedade frequentemente sofre transformações, com ela o mercado muda, o comportamento dos indivíduos e a forma como consomem produtos e serviços também.

Para além de conhecer novos produtos, o tipo de consumidor atual, informado e mais consciente, não só é um indivíduo propenso a novidades como também espera por algo que o surpreenda: estamos falando de criar experiência diferenciada. Hoje, no blog da Aqua, o encantamento do cliente é o tema!

Tecnologia é a chave para encantar

A experiência do consumidor corresponde às interações que ele realiza com um produto ou uma marca. Otimizar essa experiência é imprescindível para surpreendê-lo e a melhor maneira de conseguir isso é apostando em tecnologia!

Se até as crianças encantam-se com facilidade com telas touchscreen, com os adultos não poderia ser diferente. A interatividade vivida de forma intuitiva é estimulante, desperta interesse e gera envolvimento. Para os pequenos, a fórmula consiste em ser simples e atraente. Para os adultos, vai além disso e remonta à concepção de um estilo de vida moderno, plural em possibilidades, mais confortável e menos dispendioso no que refere à gestão de tempo.

Imagem, design e funcionalidade

A tecnologia não só otimiza a interação dos consumidores com os produtos, propondo facilidades a partir de pequenas soluções, como pode representar um diferencial de grande peso dentro do processo de compra, marcando a experiência dos consumidores de maneira única.

Na prática, vivemos a era da imagem. Nesse sentido, uma experiência que envolva design e tecnologia é para encher os olhos, agrega valor e colabora na construção de memórias positivas. Isso, claro, além do aspecto funcional que é o mote de promoção da tecnologia desde sempre: fazer-nos acreditar que por meio dos dispositivos tecnológicos foi possível resolver o que havia de ser feito da melhor maneira possível!

O universo do qual não se pode estar de fora

Nos tempos que correm, temos automóveis com sistema de GPS integrado às redes sociais, aparelhos de TV que exibem vídeos diretamente da Internet e telefones celulares que fotografam tão bem quanto câmeras tradicionais. Todo esse universo de tecnologia e interatividade faz parte de uma nova concepção de mundo, cheio de possibilidades, em que o funcionamento dos dispositivos surge sempre com a necessidade primordial de simplificar o dia a dia dos consumidores, gerando experiências de consumo marcantes e diferenciadas.

À medida que estas transformações se incorporam no dia a dia, deixam de ser novidade. O consumidor passa a esperar que a tecnologia esteja presente. Que ela seja usada de forma a facilitar sua vida, trazer comodidade e conforto. Não estar a par dos tempos significa, muitas vezes, que se foi deixado para trás.

Se o que importa é a experiência do cliente, dê a eles liberdade para criá-la

Atualmente os indivíduos acumulam um volume tal de informações que lhes permite promover por si próprios diferentes formas de interação com os produtos ou marcas, gerando com isso suas próprias experiências de consumo. Dar a eles poder para criá-las, deixar que escolham, disponibilizar meios para que consigam o que desejam é a melhor abordagem quando o intuito da empresa é estar em sintonia com o espírito do seu tempo, compreendendo o novo perfil do indivíduo que consome. A pronta disponibilidade de meios para o cliente é uma estratégia sob medida para consumidores curiosos e independentes. Para conseguir isso, sem dúvida a tecnologia é o meio.

Venda seu peixe com um mar de recursos e informações

Experiência gera envolvimento, que gera confiança, que gera prestígio. É preciso estar atento e partir de um questionamento inicial: “como melhorar a experiência do meu cliente?”.

Surpreender o cliente é ir além, ultrapassar as expectativas. Imagine uma loja em que tenha em exposição o produto que um consumidor procura. Lá, ele poderá observá-lo, aproximar-se, familiarizar-se intimamente. Agora imagine outra loja onde, além do produto, exista também uma tela multitoque para visualização de produtos similares, em outras cores e tamanhos, sob os mais variados ângulos de visualização e a partir das mais diversas perspectivas, nas quais o produto esteja inserido em diversos contextos de utilização e com uma exibição plural das possibilidades de uso. Além disso, a exibição em tela de um volume informações com qualidade, confiável, abrangente e acessível de forma interativa. Qual das duas lojas torna a experiência do consumidor mais interessante?

Apostar em tecnologia ainda é fazer diferente. Promover interação através de mecanismos tecnológicos significa transpor a abordagem clássica. Crie uma conexão direta com um mundo contemporâneo que preza pela versatilidade, aliada à beleza das imagens e do design.

Fidelizar clientes atuais, conquistar novos

Já percebemos que a tecnologia pode ser um diferencial em diversas etapas do processo de compra. Ajudar seus clientes a usar o seu produto é uma forma de melhorar a experiência e a percepção dele em relação à sua marca. Contudo, há outras muitas formas de implementar estratégias que objetivem o encantamento do cliente através das experiências com os produtos. Aliás, a fidelização pela experiência é um caminho mais curto do que a conquista de novos clientes, no que se refere ao um bom posicionamento da marca. A boa notícia é que apostando na tecnologia você pode conseguir os dois.

Em cada setor, para cada objetivo a tecnologia pode ser aplicada de meios distintos. Entretanto, em todos eles prevalece o fator comum: não importa de que maneira, é fundamental encantar o cliente.

Está com dificuldades em criar uma experiência única na sua loja? Entre em contato com os especialistas da Aqua e traga uma tela multitoque para transformar o seu negócio!

Foto: https://www.flickr.com/photos/dotbenjamin/2765083201