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Guia do Marketing Imobiliário Digital

Neste guia, contamos as vantagens que a tecnologia traz para o marketing imobiliário digital. Veja como tirar proveito de diversos recursos.

Guia do Marketing Imobiliário Digital maio 20, 2017

Diretor de marketing da Aqua

Marketing imobiliário digital

A tecnologia está evoluindo tão rápido que, se pudéssemos contar aos cientistas e escritores do passado todas as coisas que os nossos celulares podem fazer, nos diriam provavelmente que estamos loucos. É apenas natural que o mercado, mesmo em seus nichos mais tradicionais, precise se adaptar a este novo tempo. Em todas as áreas, novas maneiras de se conectar com o público e conquistar clientes são necessárias para se manter atual e relevante. E o marketing imobiliário digital não foge à regra.

Se por um lado há potencial infinito para inovar e crescer, por outro pode ser complicado estar a par do que há de novo. Resistir à mudança e se ater a fórmulas com décadas de existência pode parecer um caminho mais seguro. A verdade, entretanto, é que parar no tempo é uma receita para a obsolescência. É por isso que a Aqua preparou este guia. A seguir, vamos contar as vantagens que o mundo digital traz para o marketing imobiliário, e como você pode começar a tirar proveito delas. Acompanhe!


Vantagens do meios digitais

1. Custos

São poucas as empresas que dispõem dos recursos para bancar anúncios em televisão, rádio e impressos em revistas. As mídias tradicionais se valorizam na escassez, em uma estrutura que torna o seu acesso sempre restrito e, portanto, muito caro. Revistas, rádio e televisão são meios de comunicação de massa. Eles permitem que sua empresa se comunique com milhões de pessoas de uma vez, e isso é muito bom, mas talvez não seja o mais adequado para sua empresa e para marketing imobiliário.

Sua verba está curta? Dá para fazer uma campanha digital com baixo custo. Algumas ações podem até sair de graça, principalmente as que forem mais criativas.

Os custos são elevados e há menos eficiência, pois nem toda a audiência é adequada para seu lançamento. Invertendo esta lógica, as mídias digitais permitem segmentar o público a ser impactado pelas mensagens. Isto significa que pessoas diferentes visualizarão anúncios distintos, selecionados automaticamente de acordo com o seu perfil, localização e hábitos de consumo.

2. Fácil implantação

Na publicidade tradicional, o processo de comunicação tem várias etapas e empresas intermediárias: produtora de vídeo, agências de comunicação, bureaus de midia, emissoras, gráficas… Para o marketing imobiliário digital, você até pode contar com a ajuda de algumas empresas para produzir conteúdo ou configurar sua campanha, mas a simplicidade atual é tão grande que muitas campanhas são feitas sem intermediários.

Campanhas nos sites de busca e nas redes sociais são um bom exemplo. Uma campanha simples pode ser criada em minutos. A parte mais complexa, que inclui os sistemas de gestão e uma grande rede conectada de pessoas, já está pronta. Basta que você escolha sua mensagem, seu público-alvo e quanto está disposto a investir.

De maneira semelhante, outras ferramentas extremamente sofisticadas, como distribuição de vídeos, pesquisas de mercado, edição de imagem e muitas outras, são fáceis de usar, mesmo que apoiadas em tecnologia sofisticada, levando às pequenas e médias empresas possibilidades antes só disponíveis a poucas que podiam pagar por tudo isto.

3. Capacidade de medir resultados

Uma característica proporcionada pela tecnologia é que diversos detalhes de um plano de marketing imobiliário digital podem ser medidos e avaliados em tempo real. Não é fácil contar quantas pessoas viram um outdoor, ou quantas ligações um panfleto gerou para o setor de vendas.

Entretanto, a taxa de abertura de uma newsletter ou quantidade de cliques em uma chamada são computadas e mostradas em um painel imediatamente. Números como o tempo de permanência de um leitor no site ou mesmo a distribuição da atenção do público em uma página são acompanhados de perto, e ajudam a mostrar se há problemas na definição ou execução da estratégia. O que nos leva ao nosso próximo ponto…

4. Possibilidade de ajustes

Um dos benefícios relacionados à capacidade de mensuração do marketing digital é que, se perceber que algo não está adequado, você pode mudar. No marketing imobiliário digital, muitas vezes é possível fazer ajustes instantaneamente e corrigir o andamento da ação.

Achou algo errado? Faça uma correção. Não sabe se está certo ou errado? Faça um teste com as duas opções. Achou uma estratégia que está dando certo? Invista mais nela e veja se consegue acelerar os resultados.

Mesmo durante o andamento da campanha, diversas variações das suas peças podem ser testadas e medidas, privilegiando aquelas que têm maior sucesso. O resultado de tudo isto? Muito mais resultados, com custo menor e menos horas de trabalho investidas.


Marketing imobiliário digital passo a passo

O Marketing Imobiliário Digital possui uma sequência bastante parecida com as ações tradicionais. As principais diferenças são a agilidade nos processos e a diminuição dos riscos.

Os passos são:

Passos do Marketing Imobiliário Digital

Passo 1: Entenda seu produto

É necessário entender a fundo as características dos imóveis que estamos divulgando. Quais são defeitos e qualidades? Que argumentos fariam você comprar esse imóvel? O valor está acima da média de mercado? Procure entender o bairro e a cidade, pois localização é a característica mais importante de um empreendimento.

As pessoas compram mais que imóveis. Compram histórias, estilos de vida, sonhos para o futuro e manifestações de sua própria personalidade. Entender isso é fundamental para se conectar com o público desejado e encantá-lo com suas ofertas. E por falar em público…

Passo 2: Entenda o mercado.

Não existe uma fórmula mágica que se conecte com todas as pessoas. Cada nicho de mercado é formado por públicos de interesses e histórias de vida completamente diferentes!

O foco não deve estar nas diferenças, mas nos pontos comuns. Quais as tendências e desejos desse público? Quais as diferenças entre as pessoas que compra apartamentos de 3 ou 4 quartos? Como são os compradores de coberturas, lofts e sítios?

Dica! A maior parte dos compradores busca imóveis na região onde ele já mora ou trabalha. As pessoas desejam o que já conhecem.

Passo 3: Foco na estratégia

Entendidos o público e o mercado, é hora de trazer o foco para a área que sobrepõe esses dois: a estratégia!

Quais são os canais mais eficientes para se comunicar com o seu público? Em que horários? Suas mensagens transmitem o valor dos imóveis de forma clara? Quais são os atributos que precisam ser destacados? Qual é a linguagem familiar a essas pessoas?

Dica! Às vezes a estratégia é ter mais de uma estratégia. Lembre-se que as pessoas compram imóveis por motivos diferentes.

Para cada par de público x produto essas respostas mudam. Por isto, aceite que a definição estratégica no marketing imobiliário moderno não consiste em ter todas as respostas desde o início, mas empreender a busca por elas em todos os momentos.

Passo 4: Execução

Hora de tirar todo o trabalho do papel e colocá-lo em prática. Uma vez definidas todas as ações, programe-se para executar todos os passos de forma sistemática. Organização e planejamento são a chave para garantir que todas as definições estão sendo seguidas à risca, e que haverá tempo suficiente para verificar tudo antes de fazer novos investimentos.

Quando é necessária sincronia entre ações tradicionais (como apartamento decorado, stands, feiras e pontos de venda) e as digitais, centralize os prazos nas mídias tradicionais. Atrasos de fornecedores, obras, entregas de material impresso e outras dependências são mais difíceis de prever e controlar, enquanto a parte digital pode ser iniciada com mais controle.

Tela interativa em feirão imobiliário
Tela interativa em feirão imobiliário

Passo 5: Acompanhamento e ajuste

Com as ações a pleno vapor, a palavra-chave para os profissionais de marketing imobiliário é “rotina”. Montar um calendário de acompanhamento, mensuração e análise de frequência adequada é indispensável.

Quando as pessoas chegam ao estande ou ligam à procura de informações, descubra como elas ficaram sabendo sobre o empreendimento. Acompanhe a opinião dos corretores e procure saber quais argumentos – preço, localização, facilidade de financiamento, área de lazer – são mais eficientes para convencer os clientes. Adapte sua campanha de acordo com o que aprender, destine mais verba para os canais mais eficientes e modifique as mensagens para se adequar aos desejos de seu público.

Se não houver processo evolutivo, uma dos maiores benefícios do marketing digital, sua campanha vai desperdiçar uma grande oportunidade de lucro e de aprendizado.

Dica! Acompanhe os resultados mais de perto no começo dos trabalhos e depois de grandes alterações. Não espere o fim dos trabalhos para se mexer.


Ações de marketing imobiliário digital que todo empreendimento precisa

O processo de marketing imobiliário digital tem quatro etapas principais. O marketing digital ajuda a chegar às vendas em menos tempo e com mais eficiência. O gráfico abaixo demonstra uma visão simplificada do processo.

Atenção, interesse, proposta, venda

Publicidade online

Sua primeira tarefa é chamar a atenção das pessoas para seu empreendimento. No marketing imobiliário digital, a principal ferramenta para essa tarefa é a publicidade online. Como a maioria das pessoas acessa a internet regularmente, você tem uma maneira eficiente de chegar ao seu público, qualquer que seja ele.

Anunciar no Google é certamente a opção mais comum de publicidade online. Suas mensagens aparecem nas páginas de resultados de busca, além de uma rede imensa de sites parceiros, chamada Rede Display.

O Google não é a única opção. Há também outros sites de busca, como Yahoo, e as redes sociais, como Twitter e Facebook. Talvez até o Linkedin, se seu público é empresarial. Uma coisa é certa: há dezenas de opções para você. Pesquisa e escolha uma ou mais redes de publicidade adequadas para sua campanha.

Dica! Muitas campanhas de marketing digital se concentram apenas em publicidade online. Lembre-se que essa ferramenta serve apenas uma alternativa de primeiro passo da conquista de seus clientes.

Páginas e perfis nas redes sociais

Páginas e perfis nas redes sociais não servem apenas para veicular publicidade! Eles também são muito importantes para interagir com o seu público. É possível receber comentários, sugestões e dúvidas do público, respondendo-os diretamente na sua página. Esta é uma forma cada vez mais popular de relacionamento, batizada de SAC 2.0.

É necessário cuidado na escolha na linguagem e agilidade nas interações. Por isso, pode ser uma boa ideia designar um responsável pela mediação e resposta das mensagens, garantindo uma boa experiência aos seus consumidores e seguidores.

Um erro comum é simplesmente criar um perfil nas redes, sem usá-lo para nada. Por favor, não faça isso. As maiores histórias de sucesso em redes sociais são de empresas que souberam dar vida a seus perfis, com atualizações frequentes e conteúdo relevante.

Website da sua empresa ou do empreendimento

Possuir uma página na internet hoje é um requerimento para ser reconhecido. As pessoas buscam na Internet as informações de que precisam e cada vez mais verificam a reputação das empresas com quem fazer negócios antes de fechar qualquer compra.

O site do seu empreendimento pode ser um catálogo online, um diretório com vários imóveis e obras ou apenas um “cartão virtual” com seu nome, endereço e formas de contato. Mas seja qual for o formato, é importante fazer uma apresentação clara e entregar as informações que seu público precisa de forma descomplicada.

Soluções para smartphones

Hoje em dia, a principal forma de acesso a informações é pela tela de um celular. Certamente acontece com você também. Emails, redes sociais, WhatsApp e sites trazem diariamente conteúdo no seu celular. Confira como seu site fica em smartphones. O percentual de pessoas que acessam a internet é cada vez maior.

Se seu site fica com layout ruim em um iPhone ou depende de tecnologias como Flash, já passou da hora de fazer uma mudança. Isso afeta também seu ranking no Google, pois eles também perceberam que esse é um critério relevante para os usuários. Desenvolva aplicativos específicos para Android e iOS, se isso for adequado para sua campanha.

Geralmente o custo é elevado, então faça uma análise de custos e benefícios. Essa solução faz mais sentido quando seu aplicativo tem recursos que seu site não teria normalmente.

CRM – gestão de relacionamento com clientes

O processo de vendas é a construção de um relacionamento. Para que a equipe de vendas possa manter e aprofundar seu contato com os possíveis clientes, o primeiro passo é ter os dados dessas pessoas.

No relacionamento online ou presencial, consiga o máximo de informações. Faça perguntas e anote tudo. Como se chama, é casado, tem filhos, tem interesse em um imóvel com quantos quartos, quer financiar ou pagar à vista, prefere qual bairro, qual é seu email e seu telefone, por que escolheu nossa empresa?

Manter uma lista atualizada é essencial, pois evita que você comece da estaca zero ao fazer uma ação de marketing. Com esses dados, use SMS, emails e telefonemas para ser sempre lembrado. Use esse banco de dados a seu favor. Saiba quando insistir – e também quando desistir de um contato.

Dica! Há diversas soluções de CRM (sistemas de gestão de relacionamentos com clientes) no mercado, das mais simples às mais completas. Pesquise bem para fazer um bom investimento.

Conexão online e offline com os leads

Neste exato momento, há milhões de pessoas interessadas na compra de um imóvel. Nem todas sabem que sua empresa está com um empreendimento. Como contar para elas que você tem uma oferta sob medida para as necessidades deles?

Sabemos que os meios tradicionais não são adequados, pois os custos seriam muito altos. O caminho é pelo mundo digital, preferencialmente com o máximo de assertividade. Se você quer vender apartamentos de alto luxo, por exemplo, deve falar com um público de classe A.

Um caminho é a compra de leads. Há várias empresas que têm essas informações de forma organizada. A compra de mailings têm resultados muito discutíveis. O custo é relativamente alto, e o aproveitamento costuma ser muito baixo. Redes sociais e portais imobiliários podem ser um caminho para sua empresa, assim como parceiros locais em sua cidade.

A Aqua tem uma solução sob medida para isso, com totens interativos em locais públicos para captação de leads imobiliário. As pessoas se cadastram espontaneamente, gerando um mailing de pessoas realmente interessadas nos seus empreendimentos. Sim, é verdade, as pessoas querem mais informações. E com Aqua Líder, identificamos aqueles que são adequados para o perfil de seu lançamento.

Com essas listas nas mãos, o próximo passo é entrar em contato. Mande emails, SMS, WhatsApp. Descubra mais informações sobre cada lead. Crie uma conexão saudável e verdadeira. Comece de forma automática, e depois incorpore o fator humano, ou seja, o contato de sua equipe comercial.

Tecnologia digital para estande de vendas e showrooms

O marketing imobiliário é um dos mais inovadores. Sempre atrás de estratégias de atrair a atenção e se destacar em meio a milhares de lançamentos, construtoras e agências usam as novidades tecnológicas para conquistar um pouco de atenção e muitos visitantes para seus estandes. Foi assim com maquetes, mas agora é com tablets, paineis de LCD, realidade aumentada, óculos de realidade virtual, simuladores… Qualquer que seja a tecnologia, é importante que exista um alinhamento entre forma e conteúdo. Você só quer chamar atenção ou quer se aproximar e vender? Ofereça os melhores recursos para explicar seu empreendimento e diferenciá-lo.

Conheça as soluções da Aqua para marketing imobiliário, como nosso catálogo interativo de empreendimentos e gerador de leads em locais públicos.

Tecnologia Touchscreen

Das inovações de tecnologia digital, certamente o touchscreen é a mais popular. Presente em bilhões de equipamentos, sua utilização é bem intuitiva. Basta tocar com os dedos e o resultado salta aos olhos.

Telas de grande formato equipadas com tecnologia multitoque e experiências especialmente projetadas no software são uma das melhores maneiras de envolver o visitante. Em feiras e eventos, é ainda uma maneira eficiente de se destacar da concorrência e chamar a atenção para o seu estande ou showroom imobiliário.

Por isso, para não errar, use touchscreen em seus estandes. Com soluções como Showcase Imóveis, você poderá apresentar todas as informações sobre seus empreendimentos.

Conclusão

O mercado mudou e continua evoluindo a passos cada vez mais largos. Não basta hoje levar anúncios e propaganda para o conquistar o público. É necessário envolvê-lo em experiências ricas e memoráveis.

A tecnologia se mostra uma aliada fundamental para isto. Desde a presença online, até a comunicação por email e chegando até o ponto de venda e interação pessoal, ela permite contatos mais pessoais, personalizados e – quem diria – humanos!

A Aqua está pronta para ajudar os seus clientes a obterem sucesso neste mundo novo, com know- how tecnológico e de mercado para criar experiências únicas através das telas multitoque de grande formato.


Veja também a versão online desse guia no Slideshare.