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Hotelaria e touchscreen: 5 dicas com 5 estrelas

Hotelaria e touchscreen: 5 dicas com 5 estrelas novembro 21, 2016

Diretor de marketing da Aqua

Hotelaria

Na atualidade, há na hotelaria uma tendência de diversificação dos serviços prestados aos hóspedes. Foi-se o tempo em que hotéis, pousadas e hostels eram locais apenas para se passar a noite.

Oferecer opções gastronômicas, turísticas, corporativas, de entretenimento, de compras, cuidados com a beleza, relaxamento e outros tornou-se imprescindível neste ramo. Assim, quanto mais informado sobre as opções que possui, mais o cliente aproveitará os serviços e produtos oferecidos.

Nesse sentido, a interatividade oferecida pela tecnologia touchscreen é grande aliada na satisfação do cliente, assim como no aumento de receita do estabelecimento.

Nem precisa ser um hotel 5 estrelas de frente para o mar. De pequenas pousadas que nem aparecem no TripAdvisor a redes internacionais de hoteis, toda empresa de hospedagem pode se beneficiar com telas interativas. A seguir, listamos algumas das possibilidades.

Cardápio interativo para hotelaria

O segmento AB (alimentos e bebidas) é uma fonte importante de receita na área de hotelaria, devido à grande margem de lucro dos produtos. O valor, claro, vem com serviço agregado e toda a conveniência de ter os produtos sem precisar se deslocar.

Pense da seguinte forma: seu hóspede já gera uma receita básica, que é o da hospedagem. E se a gente puder gerar mais lucro com ele, e ao mesmo tempo melhorar sua estadia?

Tornar o cardápio atrativo e acessível incentiva o consumo de serviços e produtos do hotel, aumentando a receita média por hóspede. O uso de equipamentos interativos propicia uma melhor visibilidade para os produtos desse segmento, pois permite ao hóspede visualizar os pratos e as bebidas, saber detalhes sobre a composição e preparo dos mesmos, entre outras vantagens.

Touchscreen hotelaria

Conciérge digital de serviços

A parceria com prestadores de serviços alheios ao hotel também é uma importante fonte de receita adicional.

O uso de aplicativos e telas touchscreen interativas permite que os hóspedes tenham em mãos, sem sair do local onde está hospedado, uma vitrine para diversos serviços que normalmente só seriam ofertados fora das instalações, tais quais, guias turísticos, locação de veículos, compra de cosméticos, etc.

A Aqua teve uma boa experiência no hotel Golden Tulip Rio de Janeiro. O totem interativo no lobby do hotel ajudou a apresentar pacotes turísticos e outras ofertas, como passeios de barco, visitas a ensaios de escola de samba ou ingressos para partidas de futebol. Tudo isso é oferecido pelo conciérge, profissional do hotel que presta assistência aos hóspedes nesse tipo de demanda. Que tal ter a ajuda de uma tela interativa, que trabalha 24 horas por dia e tem informações em vários idiomas?

Serviços digitais para o hóspede

Não importa se o estabelecimento tem foco no lazer, como é o caso de resorts, ou foco no público corporativo e empresarial, como muitos hoteis em São Paulo. Qualquer que seja o perfil do hotel, é importante que o hóspede tenha em mãos informações que o auxiliem a desfrutar ao máximo todos os serviços ofertados.

Nesse sentido, a tecnologia pode, por exemplo, disponibilizar serviço de check-in e check-out, horários de voos e de vans, cronogramas de atividades e informações sobre os principais pontos turísticos. A grande vantagem da mídia digital é que as informações podem ser gerenciadas em tempo real, mantendo-se sempre atualizadas e aumentando a satisfação do hóspede.

No caso dos resorts e grandes hoteis, ofereça também conteúdo sobre a programação do dia, como aulas de dança, exercícios na piscina ou competições esportivas. Quanto mais o hóspede aproveitar dos recursos do hotel, mais chances você tem de que ele volte ou que se torne um promotor das qualidades de sua rede.

A presença de um totem de autoatendimento com tela touchscreen nas dependências da instalação, funciona como um HUB de informação, melhorando a experiência do hóspede, uma vez que este terá acesso rápido às informações que seriam oferecidas por um conciérge comum. O hóspede tem, à distância de um toque e a qualquer hora, acesso a informações da cidade, de como chamar um táxi, obter ingresso para cinemas e teatros. Quaisquer outras dúvidas e pedidos podem ser atendidos, tudo isso devido a um banco de dados contendo as principais dúvidas do público alvo.

Touchscreen hotelaria

Conteúdo em vários idiomas

Outra grande facilidade que o uso de aplicativos interativos proporciona é a opção multilíngue. Além de facilitar a experiência dos usuários e impulsionar o consumo, isso ainda representa um corte significativo de custo com pessoal.

Vamos ser claros. Mesmo em hotelaria de qualidade internacional, nem todo funcionário está apto a fazer um bom atendimento em diversos idiomas, como inglês, francês ou espanhol.

Se seu hotel tem estrangeiros de forma constante, use  interatividade como recurso para facilitar a vida de todos – da sua equipe e de seus hóspedes.

O usuário terá em mãos, e em sua língua nativa, a possibilidade de gerar feedbacks, fazer reclamações, buscar informações, e realizar pedidos. Tudo isso sem a necessidade do intermédio de um funcionário qualificado.

Informações sobre a cidade

Seu hóspede não fica apenas no hotel. Ele quer conhecer a cidade, os arredores, as atrações turísticas. Mesmo que ele seja alguém que está a trabalho, terá interesse em conhecer os restaurantes das redondezas.

Telas interativas para hotelaria podem oferecer esse tipo de informação. Tenha mapas interativos de seu bairro ou da cidade, além de dicas de gastronomia e entretenimento. Recomendamos que o conteúdo seja adequado ao perfil dos seus visitantes: famílias, executivos, casais em lua de mel, estrangeiros, milionários. Informações sob medida são um sinal de que você se preocupa com um atendimento personalizado e sabe atender aos desejos de seu público.

Você pode trazer publicidade para essas telas interativas, como forma de gerar receita e aumentar a viabilidade do projeto. O ideal é ter telas espalhadas por toda a cidade, principalmente nos locais com maior concentração de pessoas. Esteja sempre presente onde seu público mais precisa de você. E se o que ele precisa é informação, conte com nossas soluções.

Para locais públicos, lembre-se que muitas vezes será necessário algum tipo de apoio da Prefeitura. Cada cidade tem regras claras de exploração comercial. Como nossas soluções oferecem muitos benefícios aos turistas e à própria cidade, fica mais fácil conseguir permissões para incluir telas interativas como ferramenta de comunicação.

Mapa interativo do Rio de Janeiro

Conclusão

Ao pensar em soluções para a hotelaria, comece pensando nos hóspedes. Como deixá-los mais felizes? Como o hotel pode ser melhor que a própria casa deles? Como a cidade pode se tornar um destino turístico inesquecível? Como seus serviços podem ajudá-lo a curtir mais cada dia de viagem?

Mas também não se esqueça da saúde do próprio hotel e do hotel. Afinal, são eles que trabalham duro enquanto o turista está viajando e se divertindo.

Encontre formas de equilibrar os interesses de todos. Faça cada estrela de seu hotel valer mais.

Veja também outras dicas em nossa página sobre interatividade e o setor turístico.