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Locação de totens interativos para eventos: dicas da Aqua

Vai participar como expositor em uma feira? Terá um estande em um evento? A Aqua te dá as principais dicas para acertar na locação de totens interativos.

Locação de totens interativos para eventos: dicas da Aquasetembro 14, 2017

Diretor de marketing da Aqua

Se está lendo esse artigo, provavelmente sua empresa vai participar de uma feira ou evento. Você terá um estande e quer ter bons resultados. Ótimo, podemos te ajudar com algumas dicas e com totens interativos.

Já participei de muitas feiras e eventos em minha vida. Foram shows, feiras, congressos, exposições, competições esportivas… Tive todos os papeis possíveis: visitante, organizador, expositor, patrocinador. E agora, como fornecedor de soluções interativas, tenho uma visão completa.

Locação de totens touchscreen é uma das nossas especialidades, então a maioria das dicas será sobre sua melhor utilização.

1. Por que usar totens interativos em feiras e eventos?

O principal uso de totens touchscreen é atrair pessoas para os estande dos expositores e patrocinadores. Em uma feira, por exemplo, há dezenas ou até centenas de empresas disputando a atenção dos visitantes. Totens e telas interativas são um recurso muito eficiente para conquistar alguns minutos de atenção do seu público.

Além da atenção, eles são uma plataforma para criar relacionamento e experiências memoráveis. Você pode até distribuir folders, mas eles serão jogados fora. Esqueça o papel. Uma boa interação fica na memória. Você também pode aproveitar o contato para gerar um lead, distribuir um brinde ou fazer uma venda.

Os organizadores do evento também podem aproveitar os totens touch. Nesse caso, o provável objetivo é dar informações aos visitantes. Qual é a programação? Onde ficam os auditórios? Essas e outras perguntas podem ser apresentadas nos totens, ajudando para que o visitante tenha uma melhor experiência.

Uma vantagem adicional é que os totens podem servir para apresentar os patrocinadores do evento. Essa contrapartida é sempre muito útil e, claro, pode trazer mais receita.

2. Que tamanho de totem usar? A tela deve ter quantas polegadas?

Escolha o maior totem interativo que puder pagar. Tamanho é documento quando se fala em eventos. Geralmente usamos totens de 40 a 70 polegadas. Um fator positivo é que você consegue boa visibilidade, até por quem está mais longe. O impacto de uma tela interativa vai muito além dos metros quadrados do seu estande.

A exceção é o uso de totens pequenos para cadastro ou outras ações individuais. O usuário não vai preencher dados pessoais em uma tela grandes. Nesse caso, as telas são geralmente de 18 a 22 polegadas.

3. Qual base ou suporte devo usar? Modelo totem, mesa, inclinado? Tela na vertical ou horizontal? E suporte de parede?

O modelo de equipamentos interativo mais usado é o totem. Com ele, a tela fica mais visível e em uma altura adequada para toque. Bom para usabilidade, bom para impacto visual.

O formato mesa é menos usado, mas também muito interessante. A principal aplicação é criar “ilhas interativas” no meio do estande. Mesas interativas são boas quando o conteúdo pode ser experimentado por vários ângulos.

O formato de totem com a tela inclinada, geralmente a 45º, é um meio termo. Ele traz mais privacidade que a tela horizontal, pois o conteúdo é menos visível de longe. Também tem melhor ergonomia, sendo mais agradável de interagir que em um totem.

Há também a possibilidade de usar o totem fixado na parede do estande ou do local do evento. Fica muito bonito, pois dá para integrar bem ao design do ambiente. Para que isso seja possível, é preciso que a parede seja bem rígida, pois os equipamentos podem ser pesados.

A tela geralmente fica na horizontal, pois esse é o formato mais adequado para interação, como nas telas de computador. A maioria dos nossos apps são para esse formato.

Recentemente, algumas empresas têm procurado nossos equipamentos para demonstrar seus apps mobile. Nesses casos, a demanda muitas vezes é para uso de telas interativas na vertical, simulando um smartphone Android ou iPhone.

Há também totens PNE, ou seja, totens para portadores de necessidades especiais. O principal aspecto é a acessibilidade para cadeirantes, levando em conta o alcance à tela. Muitas totens touch atendem aos requisitos, mas é sempre bom confirmar caso você tenha essa necessidade específica.

Para escolher o modelo e formato de tela, pense em que tipo de interação quer proporcionar ao seu público. Leve em conta também o conteúdo que será apresentado.

Totem, mesa, kiosk, vertical, parede, PNE

4. Preciso de aplicativos? O totem já vem com software?

Provavelmente você vai precisar de um app.

O totem nada mais é que um tablet grande, ou um computador com tela interativa. Vem apenas com um sistema operacional (geralmente Windows).

Se seu objetivo é simplesmente mostrar seu website, não precisa fazer nada. Basta usar o Google Chrome ou outro browser, e torcer para a internet funcionar bem.

Mas a maioria dos clientes quer algo melhor que isso. O site não foi feito para ser usado em feiras e eventos, e sim para uso em computadores pessoais. Ninguém quer ler, clicar ou navegar. Lembre-se que seu objetivo é atrair pessoas e gerar uma boa experiência.

Recomendamos o uso de aplicações sob medida para uso em feiras e eventos.

5. Qual aplicação touchscreen devo usar?

Essa definição virá do seu tipo de evento e de seus objetivos.

Se quiser apresentar sua empresa e explicar um produto ou serviço, recomendamos Showcase. Ele é um catálogo interativo no qual você pode incluir todo tipo de conteúdo, como imagens, vídeos, depoimentos, PDFs, catálogos e até seu website. Pode ter formulários de cadastro para gerar leads, e canetas digitais para desenhar sobre o conteúdo.

Se o foco é mais na experiência que no conteúdo, talvez um jogo interativo seja mais adequado.

Um bom exemplo é nosso quiz interativo. Nele, apresentamos frases em sequência, e o visitante deve dizer se são verdadeiras ou falsas. Se acertar, ganha pontos. Essa mecânica é bem simples e dinâmica, pois dá uma sensação de competição, avalia os conhecimentos da pessoa sobre um tema e permite distribuir brindes de uma forma mais interessante.

Pode também ser uma roleta digital. Você distribui brindes de uma maneira organizada, com controle total sobre a quantidade de produtos sorteados. É uma dinâmica mais rápida que o quiz, e por isso é mais adequada para eventos com muitas pessoas.

Em vários eventos, temos também formulários de cadastros. O objetivo aqui é gerar leads, que serão trabalhados posteriormente pela equipe comercial. Você pode ter um totem exclusivamente com esses formulários. Nesse caso, recomendamos um tablet ou totem pequeno. Ou você pode ter esses formulários integrados nos outros apps, como um módulo adicional.

Ou até uma aplicação sob medida. Nesse exemplo, temos um jogo de perguntas sobre a Volkswagen. O usuário deve mover o carro até a resposta certa. Muito memorável e adequado ao tema.

6. Bons exemplos de uso do totens e telas interativas em eventos

No Salão do Imóvel de Campos, os totens da Aqua foram uma ferramenta de destaque e fizeram parte da própria concepção do evento. Serviram para apresentar o conteúdo de todas as construtoras e incorporadoras presentes. Ou seja: em vez de cada empresa ter seu próprio totem, fizemos o uso compartilhado.

Salão do Imóvel de Campos

Para a Renault, o desafio foi mostrar uma extensa linha de produtos nos eventos. Na foto abaixo, por exemplo, é um estande na feira da ABAV. O totem interativo serviu para atrair visitantes, ajudar na explicação dos veículos em exposição e mostrar os outros modelos e versões da montadora.

Renault Feira ABAV

Em eventos da Localiza, usamos totens com roleta interativa. O objetivo foi coletar cadastros e distribuir brindes de um jeito agradável e criativo. Despertamos a emoção de visitantes até mesmo durante a espera na fila.

Roleta interativa

Para a Brasilprev, havia o interesse de conhecer melhor o perfil do visitante e, assim, oferecer um software interativo sob medida. Desenvolvemos uma aplicação sob medida, no qual as pessoas diziam se concordavam com algumas frases sobre investimentos e estilo de vida. Em vez de clicar, ele arrastava as cartas para o “sim” ou “não”. Na série de perguntas do quiz, vários aspectos eram analisados, como educação financeira, atitude empreendedora e responsabilidade social. O resultado era um gráfico de desempenho em cada área, além de dicas e sugestões. Essas informações foram utilizadas pela equipe da Brasilprev para apresentar produtos e serviços adequados para cada visitante de acordo com seu perfil.

7. Quais os erros mais comuns? Como evitá-los?

  • Dependência de internet. Nem sempre você tem um bom acesso à internet nos estandes. A infraestrutura é ruim na maioria dos espaços de evento. Você pode até tentar uma conexão via celular, mas não terá bons resultados. Uma alternativa é acesso por cabo, fornecido em alguns eventos, geralmente a um custo elevado. Por isso, a Aqua não recomenda uso de websites ou aplicativos dependentes de internet nos eventos. As aplicações da Aqua funcionam geralmente offline, então você não terá problemas.
  • Problemas para montagem.Fique atento às regras de montagem e desmontagem do evento. Há prazos e horários na maioria dos locais de eventos. Geralmente há um manual com essas informações.
  • Pouco tempo para execução. Lembre-se de dois provérbios: “tempo é dinheiro” e “a pressa é inimiga da perfeição”. Antecipe ao máximo a decisão do uso de equipamentos. Isso evita gastos desnecessários com adaptações e mudanças no seu projeto de estande. Além disso, quanto maior o prazo de entrega, mais garantida é a qualidade e maior a viabilização de custos.
  • Equipe para atendimento. Quem vai receber as pessoas no evento? Quantas pessoas são esperadas, e qual será o tamanho de sua equipe? Em um evento o fluxo de pessoas é bem irregular, com momentos de alta e baixa demanda. A tela interativa ajuda nesse processo, pois funciona como um super ajudante de atendimento.
  • Roteiro de atendimento e apresentação. Em eventos, a primeira impressão é a que fica. Aliás, só existe uma primeira impressão. Muitas vezes o visitante não volta ao seu estande, pois ele quer aproveitar e explorar tudo. Atraia as pessoas. Prepara um discurso simples e objetivo sobre seu produto (pitch). Descubra qual o perfil e o objetivo da pessoa no evento. Use os totens interativos como suporte para suas explicações.

8. Quanto custa a locação dos totens?

O valor depende de uma série de fatores: duração do evento, tamanho da tela, aplicativo que será usado, quantidade de equipamentos, local de instalação. A maioria das empresas cobra um valor de diária, além do custo de logística. Nossa equipe pode orientá-lo melhor.

Alguns clientes optam por “pacotes de eventos”. Em vez de contratar locações de evento em evento, fazemos um contrato para várias ações. Com a Renault, por exemplo, tivemos contrato diferenciado para atender a diversos eventos, e nossos totens sempre estiveram presentes.

Em todos os casos, um totem interativo é um dos menores custos da participação de sua empresa no evento. A relação custo/benefício é extremamente favorável.

9. Como faço para alugar totens interativos para eventos?

Claro que vou recomendar a Aqua para locação dos totens.

Entre em contato com nossa equipe comercial. Atendemos em todo o Brasil com solução completa. Ou seja: cuidamos de toda a logística e instalação dos equipamentos interativos, e preparamos aplicações sob medida para sua empresa.

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