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O novo perfil do consumidor: saiba como adequar sua empresa para essa transformação

O novo perfil do consumidor: saiba como adequar sua empresa para essa transformação abril 28, 2014

Diretor de marketing da Aqua

Novo consumidor conectado

Com o acesso à informação através da internet, o consumidor se tornou mais exigente, passando a ter uma expectativa muito elevada em relação às empresas e suas ofertas. Portanto, para ter sucesso, essas empresas voltaram seus olhos para os clientes e passaram a se atentar ao seu perfil, que mudou muito nos últimos anos.

O consumidor de hoje é impaciente: quer ter experiências e se envolver com o que ele realmente acredita. Ele busca informações relevantes antes de tomar decisões. E, depois de se decidir, quer satisfação e experiências bem sucedidas na compra de bens e serviços.

Diante desse cenário, as empresas devem definir estratégias e objetivos para se adequar ao novo perfil do público. Só então conseguirão atrair e conquistar esses novos consumidores. Confira algumas atitudes que vão te ajudar!

Atendimento de qualidade

Oferecer atendimento de qualidade significa entender seu consumidor – e suas necessidades – e desenvolver alternativas para manter um diálogo e, dessa maneira, enxergar como ele vê a empresa. Esse contato ajuda a entender aspectos do perfil do novo consumidor.

Estudos comprovam: atender melhor traz bons resultados. Se sua empresa não investe adequadamente em bom atendimento ao consumidor, então está investindo no lugar errado.

Bom atendimento com telas interativas
Bom atendimento com telas interativas

Inovação

Para superar as expectativas dos consumidores da internet – aqueles que buscam conhecer a procedência do que é oferecido e a reputação da marca – a empresa deve se reinventar, passar por uma transformação. Diante desse consumidor exigente, é preciso oferecer algo que atenda mais aos seus anseios. Essa transformação é necessária para acompanhar as mudanças no perfil do consumidor.

Transformação e inovação devem ser exercitados como parte da filosofia de sua empresa. Qual é o segmento de sua empresa? Certamente seus concorrentes já estão inovando, e com isso ganhando de você não apenas em preço mas também em produtos e atendimento.

Não fique para trás. Veja alguns exemplos de inovação por segmento de empresa no site da Aqua.

Redes sociais

O consumidor está sempre conectado e as empresas estão investindo cada vez mais em presença online para ficarem mais próximas a ele. Nas redes sociais, é possível criar identidades com a marca, interagir com elas, ou mesmo compartilhar experiência com outros usuários. Por isso, fique atento às redes sociais: elas são um termômetro para sua empresa.

Sustentabilidade

Já ficou claro que as gerações Y e Z são de consumidores mais preocupados e conscientes. Esse público dá preferência a empresas que praticam sustentabilidade e trazem um impacto positivo para a sociedade e o meio ambiente. São os famosos “heavy users”, que passam o dia conectados nas redes sociais e sendo bombardeados de informações a todo tempo. Fique atento e busque alternativas sustentáveis que agradem seu consumidor.

Autenticidade

A originalidade e autenticidade de uma marca são fatores essenciais para atrair clientes. É conhecendo o perfil do consumidor (e isso não é uma tarefa fácil) que as empresas conseguirão não só entender, em essência, como um cliente reage a certos estímulos, como também superarão esse desafio de sustentar suas marcas nem mercado cada vez mais competitivo.

O que quer o novo consumidor?

Pergunte a você mesmo. Afinal, você faz parte desse novo perfil de clientes, mais exigente e conectado.

Podemos afirmar que não é esperado nenhum tipo de redução de exigências por parte do consumidor. Pelo contrário, as expectativas só aumentam, agora que essa constante interação entre empresa e cliente se torna mais real e parte do nosso dia a dia. Por isso, as empresas devem se adequar ao consumidor para obter sucesso!