Tendências e análises

Powerpoint é coisa do passado: saiba como ganhar a atenção do público com o recurso multitoque

Powerpoint é coisa do passado: saiba como ganhar a atenção do público com o recurso multitoque abril 16, 2014

Diretor de marketing da Aqua

Powerpoint touchscreen

Plataforma que vem sendo utilizada para apresentações de empresas há mais de duas décadas, o PowerPoint já não é um recurso que agrega inovação e diferencial para uma exposição de ideias e projetos.

Apesar de ser simples de operar e trazer uma linguagem bastante familiar, o sistema, devido à presença constante no dia a dia das pessoas, já não atrai a atenção de potenciais clientes. É neste quadro que as novas tecnologias se inserem para fazer a diferença. Combatem a apresentação maçante e tornam-se uma atração à parte. As plataformas interativas trazem novos recursos e ares de novidade para eventos, aulas e palestras em geral.

Entenda por que o PowerPoint já está saturado e como o touchscreen multitoque pode ganhar o público e inserir sua empresa em um contexto de inovação!

Alternativas ao PowerPoint

Uma busca rápida na internet mostra dezenas de alternativas ao PowerPoint. Desde apresentações de slides no Google até sistemas de gestos para apresentações futuristas. Até a Apple tem sua própria versão com Keynote. A maioria, no entanto, é uma variação da mesma metáfora de um quadro após o outro.

A alternativa mais popular, talvez, seja o Prezi. Sua principal inovação é o zoom. Com áreas interativas, o usuário pode “navegar” pelo conteúdo de forma não linear. A empresa tem origem em Budapeste, Hungria. Aliás, a palavra “prezi” vem da palavra “apresentação” no idioma húngaro.

A maioria das soluções ainda têm raízes em uma época pré-touchscreen. O uso de gestos interativos é limitado e não se pode mudar de apresentação com facilidade. Tudo precisa ser previsto pelo apresentador, com precisa ficar preso a um script. Já está na hora disso mudar.

A interatividade e o seu incrível poder de atração

Uma característica fundamental das plataformas touchscreen é que elas trazem a interatividade, algo inimaginável no contexto ultrapassado do PowerPoint.

A identificação de inúmeros gestos pelo dispositivo, como a possibilidade de aproximar imagens e interagir com aquela informação – permitindo ao palestrante ou apresentador demonstrar e explicar com o máximo de atenção cada slide e dado importante – concede um alto grau de dinamismo à apresentação, mantendo a atenção do público a todo o instante. Chega de monotonia em reuniões corporativas e eventos!

Vale ressaltar que os gestos e comandos do multitoque são extremamente intuitivos, simulando movimentos naturais realizados no dia a dia. Isto facilita a atuação do apresentador e torna a apresentação mais fluida, melhorando a exposição de ideias e despertando o fascínio na audiência.

A inspiração do PowerPoint é de outra tecnologia em extinção: a projeção de slides. As gerações mais novas talvez só tenham visto esse recurso em filmes e seriados de TV. Os slides eram lâminas de vidro ou plástico com fotos ou textos, e usava-se um projetor para mostrar essas imagens para uma plateia, geralmente em uma sala escura, como se fosse uma sessão de cinema, mas com um quadro de cada vez. Certamente era uma forma interessante de apresentação, revolucionária para a época.

O PowerPoint manteve dois problemas dos slides: a apresentação é linear e há pouca – ou nenhuma – interação do apresentador com o conteúdo. Finalmente a tecnologia chegou a um ponto em que é possível chegar a uma solução mais adequada, próxima do que apresentadores e sua plateia considerariam adequada.

Mais conteúdo e com menos complicação

O volume de informações é outro fator que deixa de ser uma preocupação quando se opta por  uma solução eficiente de multitoque: há espaço disponível para todas os dados relevantes sobre o assunto a ser apresentado, e tudo pode ser exposto ao público de maneira organizada e didática.

Com Showcase, por exemplo, é possível ter diversas apresentações a um gesto de distância. Mudar de uma para outra é simples, e encontrar um conteúdo que esteja em outro documento pode ser feito com dois ou três cliques.

Acessar rapidamente uma informação é essencial. Com treinamentos e aulas, por exemplo, não dá para perder tempo. Se encontrar a informação demorar mais de alguns segundos, o professor perderá a atenção da classe e seu próprio ritmo de apresentação. Powerpoint ainda é onipresente como ferramenta tecnológica para sistema educacional. Que tal testar novos caminhos?

Showcase
Showcase em ação

Uma apresentação inovadora aponta para uma empresa inovadora

Como já dissemos, apresentações em PowerPoint foram (e ainda são) largamente utilizadas há mais de uma década. É uma linguagem que as pessoas já estão acostumadas e, por mais que seja funcional, já se tornou muito repetitiva. Uma apresentação deste tipo não traz nenhuma novidade para o público e não acrescenta para uma imagem positiva da empresa e dos produtos. O mercado corporativo sempre está atento às inovações.

Neste sentido, outra vantagem inegável da solução multitoque que merece destaque é que ela ainda se constitui uma grande novidade para a maior parte do público. Ainda que sua audiência já tenha tido contato com a tecnologia, ela certamente é surpreendida pelo recurso aplicado em um contexto de apresentação. É inevitável concluir, desta forma, que uma exposição de ideias na plataforma tem um caráter inovador que, por tabela, dará também à sua empresa uma imagem de negócio inovador e a par das novidades em tecnologia – característica cada vez mais valorizada atualmente.

Se você deseja passar para  potenciais clientes e parceiros a imagem de uma empresa que possui funcionários, missões e forma de trabalhar inovadores, o primeiro passo é se apresentar desta forma para o mundo. O multitoque, neste quadro, é um aliado inestimável. Usos corporativos de Showcase já são realidade.

A hora e a vez do multitoque

As apresentações em touchscreen multitoque já são realidade para empresas de diversos segmentos, como a indústria automobilística, educação,  turismo e até governo. Não é para menos: esse formato gera mais resultados, supera a expectativa do público e qualifica o processo de vendas. Estratégias convencionais de apresentação têm muito mais chances de causarem desinteresse na audiência que, dentro da “zona de conforto”, não enxerga o fator de novidade e inovação que caracteriza as novas tecnologias.

Vale destacar, ainda, outros benefícios de uma solução inovadora para apresentação: em uma plataforma multitoque, o apresentador pode variar a exposição de suas ideias em diferentes modos, contribuindo ainda mais para um momento dinâmico e atrativo. Se a ideia for focar individualmente em cada informação, por exemplo, é possível maximizar o impacto através de slides passados um a um. Por outro lado, se a intenção for comparar dados e reuni-los para realizar um panorama geral, há o recurso de concentrar e organizar o conteúdo em mosaico, permitindo uma melhor explanação de ideias e aumentando a compreensão dos presentes.

Ainda não está convencido? Além de todas as funcionalidades habilitadas ao apresentador, a nova tecnologia aplicada à apresentação ainda permite que vídeos e slideshows sejam expostos na tela quando ela não está em uso, otimizando a ferramenta ao máximo e potencializando o alcance das suas ideias e/ou produtos diante do público.

E você, já conhecia o poder revolucionário do touchscreen multitoque para apresentações diversas? Com o recurso, a imagem do seu negócio em feiras, eventos, palestras e reuniões corporativas nunca mais será a mesma. Aplique a tecnologia a seu favor e insira sua empresa em um mundo de novas possibilidades!

Longa vida ao PowerPoint

Não é ainda o fim do Powerpoint, claro. Essa aplicação continua sendo a principal ferramenta de apresentações. Esse texto é apenas para demonstrar algumas fraquezas e alternativas.

Então, quando usar Powerpoint? Bem, a plataforma tem uma indiscutível simplicidade. Continue usando se o que você quer é apenas apresentar quadro a quadro as informações. Powerpoint também é adequado para processos em que você precisa de edição constante de conteúdo. Ou quando não tem acesso remoto a uma ferramenta online de gestão, como os de Showcase.

A verdade é que Showcase, Powerpoint, Prezi e outras ferramentas vão coexistir. Para cada situação, escolha a ferramenta mais adequada para você.