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3 promessas para fazer na empresa em 2015

O começo do ano é uma época que traz, naturalmente, a reflexão sobre os nossos hábitos e como podemos ser melhores no período que começa. Afinal, quem nunca entrou Janeiro fazendo promessas e pulando ondinhas para ajudar que elas se concretizem? O momento é igualmente propício para reavaliar também como vão os negócios, quais são os objetivos das empresas e quais caminhos trilharemos para chegar até eles. Não havia parado para pensar nisto ainda? Não se preocupe! O blog da Aqua lista hoje 3 sugestões de “promessas” para refletir e implantar na sua operação em 2015.

O começo do ano é uma época que traz, naturalmente, a reflexão sobre os nossos hábitos e como podemos ser melhores no período que começa. Afinal, quem nunca entrou Janeiro fazendo promessas e pulando ondinhas para ajudar que elas se concretizem?

O momento é igualmente propício para reavaliar também como vão os negócios, quais são os objetivos das empresas e quais caminhos trilharemos para chegar até eles. Não havia parado para pensar nisto ainda? Não se preocupe! O blog da Aqua lista hoje 3 sugestões de “promessas” para refletir e implantar na sua operação em 2015. Veja só:

1- “Vou aprimorar meus processos internos”

Verdade seja dita, na maior parte das empresas os processos de todos os setores nascem e evoluem de maneira natural, sem planejamento prévio ou acompanhamento sistemático. São raras as companhias que conseguem ter uma visão estratégica sobre a sua própria operação para identificar seu erros e aprimorar sempre seu funcionamento.

Por isto integrar no seu negócio uma política de acompanhamento de processos neste ano é uma ótima ideia. Além de equipar a sua gestão com ferramentas poderosas para tomada de decisão e acompanhamento, este tipo de trabalho não exige alto investimento ou treinamento técnico, apenas disciplina e determinação.

O primeiro passo é listar os processos do dia a dia da empresa e descrevê-los, por escrito ou em um diagrama. Isto pode ser realizado com maior precisão de houver o envolvimento das pessoas que executam estes processos todos os dias. Já nesta etapa, será possível identificar anomalias como processos que simplesmente não existem. É bem comum que, mesmo em um mesmo time, cada profissional realize a mesma função de uma maneira diferente, minando a coesão da operação e gerando problemas de comunicação.

Uma vez que os processos que serão analisados estão “escancarados”, é hora de refletir sobre os seus pontos fracos e identificar onde acontecem falhas. Para encontrá-los, procure os gargalos de produtividade, assim como as fontes de problemas e reclamações.

Por fim, uma vez que há consenso sobre o processo, que agora foi analisado e validado, treine todos os envolvidos na sua execução e disponibilize uma cópia do documento gerado, seja impressa ou digital para consulta. Basta repetir estes passos periodicamente para garantir que toda a sua operação está sempre aprendendo e evoluindo (e portanto, deixando a concorrência para trás!)

Dica: Uma tela interativa ajuda a engajar os colaboradores e pode disponibilizar os seus manuais e processos para consulta.

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2 – “Vou conseguir mais clientes”

Em um mercado globalizado, entrar em uma competição pautada por preço é uma péssima situação. O mercado brasileiro, tanto de produtos quanto serviços, é bem receptivo a novos entrantes e a qualquer momento um novo player pode aparecer. Na disputa por espaço, leva vantagem a corporação maior, que tem caixa disponível e pode até vender com uma pequena perda, para conquistar market share e fixar sua posição.

Se este cenário é seu pior pesadelo, trabalhar a fidelização dos seus clientes e o encantamento do mercado pode ser a transformação que garantirá o futuro da sua empresa!

Para começo de conversa, fidelizar um cliente atual custa menos, na ponta do lápis, que adquirir um cliente novo. Vale a pena colocar em prática estratégias para manter os seus bons compradores perto de você. Além de reconhecer seus melhores clientes, presenteando-os com pontos, descontos e mesmo brindes, use rotinas inteligentes de email para buscar clientes “sumidos” e incentivar a interação com seu público. O investimento em um serviço de atendimento ou suporte também ajuda a garantir a satisfação geral.

O trabalho não deve, entretanto, se limitar aos seus clientes atuais. É fundamental continuar expandindo sua base e aumentando o conhecimento da sua marca. Marque presença nas redes sociais e em fóruns e grupos de discussão da sua área de atuação.

A revisão dos seus processos de venda, que mencionamos acima, (seja ele uma consultoria especializada de um sales rep ou o atendimento de um balconista) vai se mostrar uma ferramenta poderosa para esta “promessa”. Entender como a venda acontece ajuda a melhorar suas taxas de conversão, fazendo mais com o pipeline existente. Se você trabalha com varejo, veja também nosso guia de tecnologia para este setor.

Dica: A palavra-chave para liderar o mercado é “encantamento”. Torne-se inesquecível para o seu cliente!

3 – “Vou melhorar a divulgação da minha marca”

Tornar a sua marca mais conhecida no mercado é um objetivo comum para qualquer empresário. Existe um mercado potencial enorme de pessoas que, em algum ponto precisarão do seu produto ou serviço, mas ainda não estão no momento de fazer a compra. Quando seu nome é forte no mercado, é dele que as pessoas lembrarão quando a hora chegar. Além disso, uma presença forte ajuda a criar parcerias com outras empresas, abrindo novas possibilidades de mercado que talvez você nem tenha pensado.

Um planejamento integrado de Marketing é uma ferramenta poderosa neste sentido. Avalie seus canais de divulgação e publicidade, assim como a relação com a imprensa, para identificar oportunidades que não estão sendo exploradas, assim como melhorias nas suas campanhas atuais.

Este é um bom momento para avaliar a presença da empresa nas redes sociais. Só o Facebook possui mais de cem milhões de usuários no Brasil. Se você ainda não tem um plano estratégico para atingir estas pessoas, é hora de começar um!

Quando um conteúdo é compartilhado por um conhecido, as chances que o usuário se engaje com ele são muito maiores que aquelas de anúncios e propaganda. Este fenômeno, chamado prova social, é uma maneira eficiente de espalhar a sua mensagem e o conhecimento sobre a sua empresa. Use-o a seu favor!

Se planeje também para estar presente em eventos, palestras e encontros do seu setor. A interação presencial, em um espaço físico, cria memórias persistentes e laços fortes. Lembra-se do que acabamos de dizer sobre encantamento?

Dica: Equipamentos touchscreen são acessíveis e entregam experiências inesquecíveis! Que tal usar um em sua próxima ação de marketing?

 

Agora queremos saber de você, caro leitor. Como está seu planejamento para o próximo ano? Quais são as “promessas” que a sua empresa vai fazer para 2015?

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Por Fábio Assis

Diretor de marketing da Aqua