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Tecnologia para transformar: Automotivo

Tecnologia para transformar: AutomotivoMaio 21, 2014

Diretor de marketing da Aqua

Marketing automotivo

Na Aqua entendemos que a tecnologia é a chave para se manter à frente do mercado. Vamos analisar o mercado automotivo, no qual a Aqua tem larga experiência com soluções como Showcase Veículos.

Tantos nos processos internos do funcionamento de qualquer empresa quando no seu relacionamento com seus consumidores e funcionários, o investimento em tecnologia se paga com larga margem. Se a preocupação é o retorno sobre investimento (em inglês, return on investment ou ROI), fique tranquilo.

Veremos como a tecnologia touchscreen pode ajudar a transformar toda a indústria automobilística, aumentar vendas e fortalecer as marcas que tem a visão de implementá-las. Vamos nessa!

O futuro automotivo, agora

A presença de um grande equipamento touchscreen no ambiente transforma imediatamente o lugar. Telas espaçosas, interativas e inteligentes sempre estiveram presentes, de várias maneiras, em filmes de ficção científica. Hoje, a tecnologia evoluiu o suficiente para tornar isto uma realidade, mas poucos já se deram conta disso.

A primeira grande vantagem então é o encantamento que uma tela interativa traz ao seu cliente em potencial. A experiência de visualizar e interagir com a sua marca –seja através de um produto que se deseja, ambientes virtuais ou mesmo menus informativos- é marcante para todos que a experimentam. Quando a tela é de grandes dimensões, o efeito é ainda mais acentuado.

Ser lembrado e comentado pelo cliente é um passo significativo na sua conquista e fidelização. Além disso, ele se torna um ativo divulgador da sua loja, uma vez que entende que vale a pena compartilhar sua experiência com amigos e família.

Personalização em tempo real

No setor automotivo, as empresas estão sempre na disputa de quem oferece mais opções de customização para os clientes. Algo que faria Henry Ford e sua célebre frase “você pode ter a cor que quiser, desde que queira preto” desmaiar de espanto.

A personalização vai muito além da cor e acabamento da pintura. Passa por acessórios, motorização mais poderosa, material e estamparia interna e até mesmo adesivos e toques extras. Mas um problema que ainda persiste é que é muito complicado mostrar isto claramente ao consumidor nas lojas. Não mais!

Com uma tela touchscreen, o cliente pode ter a liberdade de experimentar por si só com diferentes combinações e opções até que ele encontre o seu carro dos sonhos. Ele poderá ainda visualizar o resultado em tempo real, ajustando cada fator a seu gosto pessoal. Isto aumenta ainda mais o desejo pela compra, uma vez que o carro resultante agora é único, criado por ele. Este é um gancho excelente para que o vendedor possa fechar a compra.

Liberdade para descobrir

Sistemas inteligentes podem sugerir ao cliente em potencial, de acordo com as suas escolhas anteriores, novos produtos e serviços, que ele possivelmente nem conhecia. Ao clicar em “pneus de uso misto” por exemplo, o programa pode sugerir ao usuário: “Gosta de aventura? Que tal incluir tração 4×4 e levar seu carro em trilhas incríveis?”.

Isto compõe uma base sólida para uma estratégia de upselling e cross-selling. Ou seja, elas tornam a venda de itens mais sofisticados (bancos de couro no lugar de tecido, por exemplo) e opções extras (inclusão de um alarme) mais fácil. O resultado é que aumenta o ticket médio de venda, carregando para cima também os lucros.

Aqua desenvolve também catálogos específicos para acessórios e F&I. Com Showcase Acessórios, sua empresa terá todos os produtos e serviços, homologados ou não, para apresentar. O resultado é imediato, pois um atendimento diferenciado é muito mais eficiente.

Imbatível no showroom de veículos

Telas de toque não servem apenas para aumentar as vendas diretamente. São ferramentas poderosas para a sua estratégia de marketing e o reforço da sua marca.

Em uma exposição ou evento, em vez de mostrar apenas alguns automóveis, fisicamente, devido à limitação de espaço, sua marca pode mostrar todo o catálogo automotivo. Com as opções de visualizar configurações personalizadas, o engajamento do cliente em potencial é muito alto.

As vantagens não ficam, entretanto, apenas no esforço de divulgação e publicidade.

Inteligência a favor do mercado automotivo

Uma função das telas que não pode ser replicada por atendentes humanos é sua capacidade de coletar dados. Todas as interações, durante todo o dia podem ser meticulosamente registradas pelo sistema, gerando depois um relatório de como foi todo o seu tempo de uso. Vejamos algumas aplicações práticas:

Teste A/B no marketing automotivo

Mostrando duas configurações ou modelos diferentes, no mesmo local, você poderá medir qual dos dois gerou mais cliques e portanto um maior envolvimento do público. Este tipo de informação pode ser usado desde o projeto de novos modelos até nos esforços de vendas.

Faça um teste de suas ações de marketing automotivo também. Qual trouxe mais leads? Qual teve custo menor para aquisição de clientes? Será que um jogo é mais eficiente que um catálogo interativo ou distribuição de brindes?

Geração de leads para concessionárias

Você pode oferecer ao visitante que personalizou um modelo que receba as imagens do seu carro dos sonhos por email. A partir deste momento, este visitante se tornou uma lead – no jargão dos negócios, um cliente em potencial.
Após alguns dias ou semanas, você pode enviar outro email para esta pessoa, com mais informações sobre o carro que ela escolheu. Em um próximo intervalo, convidá-lo a fazer um test drive em uma concessionária mais próxima. Por fim, enviar até mesmo um cupom de desconto, para incentivá-lo a fechar a compra.

Métricas de resultados precisas

Coletando dados dos diversos eventos e lojas diferentes onde sua marca estiver presente, será possível calcular para cada um deles qual foi o retorno sobre investimento. Por exemplo, na feira A, foram gastos R$X,XX e o evento B custou R$Y,YY. Dividindo o valor investido pelo número de leads geradas ou de interações registradas, começa a se delinear uma figura clara de quais ações geram melhores retornos. Assim, pode-se investir mais nelas em detrimento de outras menos rentáveis.

Marketing para Ford em shopping
Marketing para Ford em shopping

Estamos apenas arranhando a superfície das possibilidades que o uso de touchscreen pode trazer ao setor automotivo. Como são 100% programáveis, soluções customizadas podem ser desenvolvidas para atender a necessidades específicas e explorar determinados nichos de mercado.

A união entre desenvolvedores experientes, tecnologia de ponta e vontade de liderar o mercado através da inovação torna suas possibilidades praticamente infinitas. Explorar esse universo incrível de novidades está – literalmente – na ponta dos dedos.

Que tal começar a utilizar as telas na sua empresa e revolucionar seu negócio? Entre em contato com um dos especialistas da Aqua!


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