Projetos Aqua

Aqua produz tela multitoque para Espaço do Conhecimento UFMG

Aqua produz tela multitoque para Espaço do Conhecimento UFMG novembro 30, 2009

Diretor de marketing da Aqua

Espaço do Conhecimento

Em parceria com a UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais – a Aqua participou da instalação de uma mesa multitoque para o Espaço TIM UFMG do Conhecimento (posteriormente chamado Espaço do Conhecimento UFMG), que integrará o Circuito Cultural da Praça da Liberdade em Belo Horizonte, Minas Gerais. O Museu está em fase final de implementação e deverá estar aberto ao público em breve.

A Aqua projetou e produziu um dos componentes substanciais da instalação, a superfície de interação com tela touchscreen multitoque de 52 polegadas, e prestou consultoria de produção do hardware. Na parte de software, a Aqua forneceu o conhecimento para o correto rastreamento e interpretação dos toque na tela.

A instalação, chamada Ecologia Interativa, simula um ecossistema onde os usuários podem criar diferentes organismos virtuais e interferir nas relações entre eles. A interface multitoque permite que diversos visitantes possam interagir com o aplicativo simultaneamente, tornando a experiência muito mais dinâmica e divertida.

Marília Bergamo, coordenadora do trabalho do Espaço do Conhecimento, fala sobre o projeto: “O uso da tecnologia multitoque nesse projeto foi uma escolha decisiva pois permite que vários usuários possam interagir com o computador ao mesmo tempo, um conceito fundamental para a instalação. Ecologia Interativa trabalha com a ideia de sistemas de vida artificial, ou seja com transformações do ambiente e suas consequências sobre o desenvolvimento do sistema como um todo. Assim, quando mais de um usuário está influenciando o sistema, as condições são mais variáveis e mais imprevisíveis”.

Crianças experimentam instalação interativa no Espaço do Conhecimento UFMG

Marília falou também sobre a parceria com a Aqua: “O trabalho de consultoria realizado pela Aqua, uma empresa com pesquisa autônoma na área, foi essencial para a construção de uma tela multitoque mais robusta, estável e com uma alta sensibilidade para a condução dessa interatividade multiusuário”.

“É nossa primeira tela em exposição pública permanente”, comenta Gustavo Fantini, da Aqua. “Isso representa uma ótima oportunidade para nós, mas ao mesmo tempo um grande desafio pois a estabilidade e a durabilidade do equipamento são pontos críticos”.

O aplicativo do Espaço do Conhecimento UFMG foi criado e desenvolvido por uma equipe de alunos e professores da Escola de Belas Artes da UFMG, com a participação de empresas parceiras. A Aqua disponibilizou sua infraestrutura interna para realização de testes preliminares.

Projetos interativos para museus

Desenvolver projetos touchscreen para museus sempre é um desafio interessante. Para esse e outros projetos, Aqua sempre leva em conta diversos fatores:

  • O equipamento precisa ser produzido com componentes profissionais, garantindo máxima confiabilidade. Uma falha no equipamento significaria uma falha no atendimento aos visitantes e, infelizmente, uma perda irreparável na experiência.
  • Interface bloqueada ao sistema operacional. Não podemos deixar ninguém acessar o gerenciador do computador, exceto a equipe técnica.
  • Grandes formatos são bastante adequados para experiências e instalações com participação simultânea de várias pessoas.
  • Todo projeto interativo para museus deve ter um bom equilíbrio de entretenimento e cultura. Se tiver um lado lúdico, melhor ainda.
  • Crianças adoram museus e tecnologia. Se fizer uma tela interativa, tenha certeza de que ela terá boa acessibilidade para pessoas de todas as estaturas, inclusive para os pequenos.