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Recursos touchscreen para ajudar no RH da sua empresa

Recursos touchscreen para ajudar no RH da sua empresa junho 17, 2016

Diretor de marketing da Aqua

As pessoas são o ativo mais importante de uma empresa“.

Você já ouviu essa frase, principalmente se gerencia uma equipe ou se cuida da área de recursos humanos. Ela é uma indicação da importância de se ter funcionários bem treinados e motivados, pois essa é uma característica das corporações de maior sucesso. Infelizmente, é mais fácil falar do que fazer.

Na Aqua, usamos equipamentos touchscreen e aplicativos para mudar essa realidade. A tecnologia é uma grande aliada, pois ajuda a oferecer informações e serviços que trazem um impacto positivo em seus funcionários e colaboradores.

A seguir, mostramos soluções para os quatro problemas que mais preocupam as empresas na área de RH.

1. Treinamento custa caro.

2 a 4% dos custos de recursos humanos de uma empresa são para treinamento. São investidos mais de US$ 130 bilhões por ano em treinamentos no mundo, sendo US$ 70 bilhões nos Estados Unidos. Como é o treinamento na sua empresa? Como é o processo de onboarding de novos funcionários?

Como podemos ajudar:

  • Cortar treinamentos é uma forma de redução de custos. Historicamente, treinamentos são um dos primeiros cortes em época de crise. Para evitar que isso impacte na qualidade do serviço, ajudamos com soluções interativas que podem ser usadas como apoio por sua equipe.
  • Para treinamentos que não podem ser evitados, como os de segurança do trabalho, o caminho é usar soluções eficientes e de baixo custo. Telas touchscreen são uma excelente ferramenta, pois eliminam material impresso e podem ser reutilizadas diversas vezes.

2. Treinamento não é eficiente.

25% das empresas apontam que seus treinamentos não trazem resultados significativos. Ou seja: além do custo elevado, podem não servir para nada. No Brasil, dois terços dos clientes do varejo reclamam do atendimento. Será que seu treinamento está sendo eficiente?

Como podemos ajudar:

  • Podemos aumentar a eficiência dos treinamentos. Recursos audiovisuais, oferecidos pela Aqua, ajudam nas aulas e trazem comprovado aumento no aprendizado. Use vídeos para explicar conceitos complexos, e tenha acesso a diversos materiais complementares.
  • Outra possibilidade é simplificar partes complexa dos treinamentos, como memorização de grande volume de informações técnicas. Seus funcionários não vão (e não precisam) decorar extensas tabelas de dados. Deixe que sua equipe consulte dados específicos em terminais de consulta, se houver necessidade.

3. Tenho muita rotatividade de funcionários e é difícil capacitar todo mundo

Quando a equipe de uma empresa tem alta rotatividade, com demissões e contratações constantes, é complicado manter um nível elevado. O varejo é um dos segmentos com maior rotação de equipes. Achar meios de manter e capacitar sua equipe pode ser um diferencial para o sucesso.

Como podemos ajudar:

  • Padronize o conhecimento e adote metodologias que possam ser repassadas para os novatos na empresa.
  • Algumas empresas adotam manuais para fácil acesso durante atendimento. Imagine uma enciclopédia com os conhecimentos de seus melhores funcionários, que evolua constantemente. Quando um novo funcionário precisar de treinamento, ele vai aprender com a melhor fonte possível.

4. Os produtos são muitos e mudam muito rapidamente. Não consigo capacitar minha equipe em ritmo adequado.

Sua equipe pode até se manter, mas o mercado não é constante. A cada dia surgem novidades da sua empresa, de concorrentes ou de fornecedores, e tudo precisa ser explicado e aprendido. Quanto mais rápido o ritmo de um segmento, mais complicado é manter seu time atualizado.

Como podemos ajudar:

  • Acompanhe de perto sua equipe e identifique quais são os pontos fracos. Ajude-os a ficarem melhores, pois esse é certamente um desejo deles e de sua empresa. Treinamentos formais podem custar caro e não ser eficientes. Por isso sugerimos acompanhamento constante. Os melhores profissionais sempre encontram tempo de aprender um pouco a cada dia.
  • Nesse cenário, nossa tarefa é fornecer ferramentas para aprendizagem espontânea, além de ferramentas que possam ser usadas para consulta sempre que houver necessidade. Não há vergonha em não ter todas as respostas, mas é inaceitável deixar um funcionário sem acesso a ferramentas para resolver problemas.

Exemplo de modernização de comunicação corporativa

Um dos grandes desafios em uma grande empresa é melhorar a comunicação interna. São muitas pessoas, equipes, unidades, informações. Jornal mural é insuficiente, intranet é ineficiente. Qual é a tendência?

Com Showcase, conseguimos construir uma plataforma de comunicação interativa para empresas. Pode ser para qualquer tipo de empresa, de uma fábrica a um prédio corporativo.

Nesse exemplo da Austral, temos uma TV corporativa interativa com várias funcionalidades:

  • Os funcionários têm acesso a todo tipo de informação: notícias, avisos, mapas, relatórios, tutoriais, documentação, vídeos, galeria de fotos, indicadores.
  • As informações estão sempre atualizadas, pois Showcase é gerenciado online
  • Podemos ter versões específicas para cada setor da empresa. Assim, o “chão de fábrica” tem um conteúdo diferente da gestão e da equipe de RH, por exemplo. Informação certa para o público certo.
  • Podemos incluir a intranet ou páginas específicas do sistema de RH para que os funcionários tenham acesso a informações, como informe de rendimento e agenda de trabalho.
  • A navegação é simples e intuitiva. Qualquer informação está a algus cliques de distância.
  • Quando ninguém está usando, a tela mostra notícias, avisos e novidades – como se fosse uma TV Corporativa tradicional
  • Podemos acrescentar formulários, pesquisas de opinião e outras formas de captar mensagens dos funcionários

Conclusão: touchscreen e recursos humanos foram feitos um para o outro

O trabalho de gerenciar pessoas não é fácil, mas pode ficar um pouco menos difícil se você escolher as ferramentas certas. Soluções touchscreen não vão resolver tudo (quem dera…), mas pelo menos oferecem alternativas para resolver diversos problemas que você encontra no dia a dia.

Lembre-se que perder um cliente sai mais caro que conquistar um novo. Treinamento é mais um investimento do que um custo, se você pensar assim.

Da mesma forma que a internet e os aplicativos móveis são usados para gestão, treinamento e controle de seus funcionários, totens touchscreen devem ganhar um papel de destaque como aliada das equipes de recursos humanos e gestão. Consulte a Aqua e descubra como podemos ajudá-lo no RH de sua empresa.

A Aqua tem soluções corporativas, que impactam o dia a dia de empresas de todos os tamanhos. Dê uma conferida no que podemos fazer por vocês.