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Varejistas se reinventam na era da Internet e dos smartphones

A forma como os varejistas se relacionam com seus consumidores está se transformando. Adapte-se à evolução e compreenda como o varejo está se reinventando.
Varejistas se reinventam na era da Internet e dos smartphones

O Varejo mudou na mesma velocidade incrível que mudou o mundo. Se você fez alguma compra pela Internet nos últimos anos, deve saber bem que a forma como os varejistas se relacionam com seus consumidores está se transformando completamente. Não se fazem mais lojas como antigamente.

Atualmente, o e-commerce representa apenas 5% das vendas do varejo em todo o mundo. Parece pouco? Esse percentual representa 1 trilhão de dólares ao ano, e em muitos casos o e-commerce mudou setores inteiros da economia, como os de passagens aéreas e de livros. Os valores devem se tornar ainda maiores. Dados divulgados pela consultoria americana Forrester apontam que, em 5 anos, mais de 60% das compras nas lojas físicas já terão influência do ambiente online.

Neste cenário, a antiga loja da esquina, cujo comerciante conhecia todos seus clientes pelo nome, pode até sobreviver e manter seu charme. Mas, caso sua empresa esteja interessada em se adaptar à evolução do comportamento dos consumidores e alavancar as vendas, precisa compreender como o varejo está se reinventando e conhecer as tecnologias que a apoiam este processo. Acompanhe nosso post!

O papel da loja física na dinâmica do Varejo

Com a adoção crescente do e-commerce por parte dos clientes, as lojas físicas se tornaram uma experiência de compra um pouco menos eficiente, já que neste modelo convencional o consumidor não pode comparar preços, especificações e até mesmo conhecer, com uma pesquisa e poucos cliques, a opinião de outros consumidores sobre a marca.

Diante deste contexto, tecnologias como a tela multitoque se inserem como grandes parceiras do varejista, trazendo grande parte da jornada do consumidor digital para a loja física.

No próprio ponto de venda, os clientes podem interagir com o dispositivo para ter acesso a informações detalhadas sobre os produtos e serviços, usar recursos como ferramentas de busca e filtros de preço e visualizar vídeos e fotos, usufruindo de um processo de compra muito mais consciente e informado. Empresas especializadas na inovação já oferecem a oportunidade no Brasil, contando com tecnologia de ponta para revolucionar de forma definitiva o contato dos consumidores com os produtos desejados. A Aqua, por exemplo, tem soluções para diversos setores: para imóveis, para veículos e para varejo em geral.

Informe-se e ofereça a seus clientes uma compra compatível com a evolução do mercado!

Abrangência: tecnologia para todos os perfis

Já sabemos que, no Brasil, ainda que a web já tenha sido adotada por pessoas de todas as classes sociais e faixas etárias, muitas ainda não se dão bem com a Internet a ponto de fazer pesquisas e buscas detalhadas que as apoiem na compra de um determinado produto e serviço.

No entanto, se enganam aqueles que pensam que as soluções tecnológicas para as lojas físicas atenderiam somente aos clientes que já são totalmente familiarizados com smartphones, tablets e outros dispositivos eletrônicos.

Um sistema de tela interativa é simples e intuitivo, e até mesmo esta parcela do público se torna mais atraída pela loja física, já que estará habilitada a fazer aquilo que gostaria na web ou contar com a ajuda do vendedor para isso. A abrangência desta inovação, portanto, é completa, atingindo mesmo o grupo de consumidores que não se sente apta para usufruir da tecnologia em todo o seu potencial.

Atendente moderno

O papel do vendedor persuasivo, que precisava usar de toda a sua lábia para conquistar novas vendas, também está mudando. Dependendo da estratégia da empresa que adota a solução multitoque, o vendedor pode ser totalmente substituído pela tela ou então utilizá-la como um complemento durante o processo de venda.

Podemos considerar as telas interativas como um excelente assistente de vendas. Se uma imagem vale por mil palavras, o que dizer de um catálogo digital com fotos e vídeos de todos os produtos da loja? Quanto mais complexo o produto, mais útil se torna a tecnologia. Sem a necessidade de decorar todas as características técnicas e com a ajuda de recursos audiovisuais, o vendedor ganha eficiência para atender melhor seus clientes.

Varejistas em tempo real

Com a atualização das informações em tempo real, a Internet oferece uma experiência de compra mais rápida e eficiente ao mostrar produtos disponíveis em estoque, últimos lançamentos, ofertas relâmpago e muito mais.

Ao apostar em recursos como telas touchscreen, varejistas também podem fazer com que este potencial de atualização em tempo real seja percebido pelos clientes que visitam a loja física, tornando a experiência de compra mais alinhada com o ambiente virtual.

Tendência: omni channel

Uma tendência para os próximos anos é a personalização do atendimento de acordo com o perfil online do cliente. A união de online e offline, com vários canais digitais ao mesmo tempo, é o omni channel. Se hoje as lojas dependem de vendedores experientes para reconhecer clientes fiéis, em breve será possível usar a tecnologia parra saber mais sobre quem entra na sua loja, graças a informações compartilhadas online e ao perfil de compras feitas anteriormente. Trata-se de um cenário com menos privacidade, mas com o benefício de um varejo humanizado e integrado.

Os números mostram que os consumidores estão se sentindo cada vez mais propensos a fazer compras pela web. As empresas varejistas que querem potencializar suas vendas nas lojas físicas, de fato, precisam se atentar para esta tendência e trazer as vantagens do e-commerce para seu negócio no mundo real.

Quer saber como trazer tudo isso para o seu ponto de venda? Precisa de mais informações para manter sua empresa a par das mudanças que impactaram o modo de se consumir e, em consequência, as formas de se vender? Entre em contato conosco e descubra como você pode dar o próximo passo em direção ao futuro do varejo!

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