Tendências e análises

Vídeo: O futuro do varejo automotivo

Vídeo: O futuro do varejo automotivo novembro 24, 2014

Diretor de marketing da Aqua

Na Aqua, sempre analisamos as características e tendências dos mercados em que atuamos. O objetivo é nos antecipar às mudanças e contribuir com as necessidades de nossos clientes. O vídeo a seguir, com depoimentos de especialistas do varejo automotivo, mostra que estamos no caminho correto. A interatividade tem um papel fundamental para que montadoras e concessionárias se destaquem, seja no Brasil ou em qualquer outro mercado.

Os fabricantes de veículos estão ansiosos para inovar e adotar novos modelos de varejo para a próxima geração de jovens compradores de automóveis, a chamada Geração Y, uma geração que se engaja através do consumo colaborativo e de campanhas de marketing digital direcionados. Este vídeo destaca como o caminho do cliente está mudando e como aquisição e retenção de clientes obriga os fabricantes e revendedores de se envolver digitalmente em todas as fases do ciclo de vida de compra com uma geração completamente nova de clientes. Participantes da indústria contribuem com insights sobre como montadoras irão experimentar novas estratégias de negócios, sintetizando os ‘Bricks’ e ‘Cliques” (ou meios físicos e online).

Dados importantes do varejo automotivo

  • O número médio de visitas a concessionárias antes da compra de um novo veículo caíram de 7 para 2 visitas
  • Preço dos carros se torna completamente transparente: big data permite transparência nas transações e preços de veículos vendidos por concessionárias concorrentes.
  • Quatro milhões de carros novos devem ser vendidos online no ano de 2020: desenvolvimento de estratégias inteligentes de omnichannel é uma obrigação para fabricantes e revendas de carros
  • Certa de 100 novos formatos de revenda serão inaugurados mundialmente em 2016, com um grande foco em lojas especais em cidades
  • O varejo automotivo vai focar na excelência da transição entre experiência online e offline em entender os principais pontos digitais da nova jornada do consumidor
  • Cerca de 20 por cento das concessionárias digitais será dado a tecnologias digitais como gamificação, realidade aumentada, tecnologia 3D, hologramas e simuladores.
  • Montadoras vão gerar 70% de suas captação de clientes digitalmente, em vez de canais tradicionais como lojas e anúncios.
  • Canais online e móveis vão gerar 40 bilhões de dólares em vendas para fabricantes de peças e acessórios (valores para América do Norte e Europa combinados em 2020). Montadoras lançarão seus próprios portais de vendas para competir com Amazon e eBay.
  • Consumidores vão aumentar a compra de peças e acessórios online e escolher entre “clicar e enviar”, “clicar e pegar”, “clicar e instalar em concessionária” ou “clicar e instalar em transportadora” do conforto de suas casas.
  • Crescimento em conectividade pessoal, dentro dos veículos e nas concessionárias para criar novos pontos de contato vão levar ao crescimento das vendas online de peças, acessórios e serviços e ao crescimento da geração de oportunidades de receita para a indústria automotiva.

Showcase no futuro do varejo automotivo

Já faz alguns anos que estamos no segmento automotivo e aprendemos muito a partir de profissionais com muito experiência. Showcase Veículos, catálogo interativo para montadoras e concessionárias, evoluiu muito com comentários, críticas e sugestões em centenas de reuniões, telefonemas e emails.

Não conversamos com os especialistas do vídeo acima, mas certamente as opiniões deles são bem próximas do que ouvimos no mercado nacional. Os tempos mudaram, os consumidores estão mais informados do que nunca, decisões de compras acontecem no ambiente digital, as concessionárias se tornaram o momento final de decisão.